Media library - Itens

Por vezes surgem em modelos de dados construções particulares que são confusas pois fogem aos estereótipos. No caso do modelo proposta por Williams (2011) há uma secção sobre a tipificação de atributos de suportes de informação como se pode ver na Figura 1.

Figura 1: Tipificação de atributos.

Como se trata de um centro de documentação onde são possíveis tipos muito distintos de elementos como, por exemplo, livros, revistas, DVD, VHS, CD, então é quase impossível ter uma tabela na base de dados onde existam em simultâneo TODOS as colunas necessárias à caracterização de casa item. Uma tabela construída dessa forma além de ter numerosas colunas teria sempre muitas que não seriam preenchidas por não se encaixarem no item a registar.

Assim, Williams (2011) propõe uma construção invulgar que começa pela definição do tipo de dados (Ref_Data_Types), que se liga a Data_Items onde se definem TODAS as características que interessem aos diferentes tipos de media. Esta última por sua vez converge em Library_Data_Items onde se atribuem as caraterísticas a cada um dos Library_Items.

A tabela Data_Item_Values proposta não faz qualquer sentido pois há uma relação de 1:1 entre a característica e o respectivo valor. Ou seja a coluna "Data_Item_Value" deve transitar para a tabela Library_data_Items, e a tabela Data_Item_Values deve ser descartada.