Como procurar emprego na área das bases de dados

A candidatura a um emprego é uma tarefa que exige uma grande atenção aos detalhes e que, nomeadamente no caso do primeiro emprego, muita determinação e vontade de vencer.

As empresas na área das bases de dados variam entre, por exemplo, a Oracle, Microsoft ou IBM (ou seja empresas dos fabricantes), até à grande multiplicidade de empresas que utilizam bases de dados nas suas operações do dia-a-dia e que desse modo necessitam de pessoas para trabalhar nesses sistemas.

Por outro lado, há ainda o caso dos organismos oficiais (Administração Central e Local) que também contratam pessoal na área da informática - e em particular para trabalhar com bases de dados -, pelo que é aconselhável consultar o Diário da República II Série que está disponível on line de forma gratuita.

Em primeiro lugar vai ter que escrever ou organizar o seu curriculum vitae (CV), tente ver algum exemplo e comece a partir dai. O site EuroCV.eu é um bom ponto de partida para começar a estruturar o seu CV.

Tendo o seu CV organizado pode em seguida fazer três coisas:
  • Responder a anúncios de portais on line:
  • Consultar as páginas de ofertas de emprego publicados na imprensa diária, ou semanal, como: Diário de Notícias, Público, Correio da Manhã, Expresso, Sol, Jornal de Notícias.
  • Apresentar candidaturas espontâneas: pesquise e escolha uma ou mais empresas e remeta para cada uma delas uma carta de apresentação e o seu CV. Há empresas que já aceitam candidaturas on line e nesse caso tudo é feito de modo digital, enquanto que outras mantém o esquema clássico das candidaturas apresentadas em papel.