Componentes de uma base de dados

Uma base de dados, no sentido estrito de "qualquer coisa que informa", e não de um sistema de gestão de base de dados, é composta por tabelas, que por sua vez estão estruturadas em linhas e colunas, e cada linha tem uma identidade própria na tabela.

Cada linha é interceptada por pelo menos uma coluna, e cada um desses pontos de intersecção é uma peça de informação.

Uma base de dados é do tipo relacional quando tem origem no Modelo de Dados Relacional. Ou seja, como um prédio tem plantas e é construído com suporte nesse planeamento, também uma base de dados tem que ser pensada e conceptualizada. E é para isso que servem os modelos de dados: são as plantas das bases de dados. Na prática o qualificativo relacional significa que é possível associar os dados localizados em tabelas distintas através de colunas que lhes sejam comuns.

É esta capacidade de relacionar os dados contidos em tabelas diferentes que é o ponto forte das bases de dados relacionais. Aliás, é essa característica que permite transformar dados (aquilo que está em cada uma das tabelas) em informação. A informação nasce precisamente dessa faculdade de criar informação ao ligar as tabelas entre si.

Como se pode ver na Figura 1 é possível associar os actores que participaram num determinado filme através da tabela Actores do Filme que tem colunas em comum com as tabelas Filme e Actor
Figura 1: Associação entre actores e filmes em que participaram.